iStock-939290830-1024x683

Sobrepeso e risco de câncer

Sobrepeso eleva o risco para 13 tipos de câncer

Compartilhe

O sobrepeso, mesmo sem comorbidades, está diretamente relacionado com uma maior incidência de 13 tipos diferentes de câncer. O achado é resultado de uma meta análise que comparou informações de quase 600 mil adultos disponíveis nos bancos de dados no Reino Unido.

Havia dúvida se o sobrepeso favorecia diretamente o surgimento de tumores ou se atuava por meio do surgimento de comorbidades cardiovasculares e cardiometabólicas, como a diabetes. Entretanto, comparando os dados de saúde dos participantes da pesquisa com e sem essas doenças, ficou claro que o acúmulo de gordura é um fator de risco relevante por si só.

Os resultados mostraram que um aumento de 5 pontos do IMC (índice de massa corporal) entre os participantes levou a uma maior incidência de câncer na ordem de 11%, tanto em pessoas com ou sem doenças cardiometabólicas. O surgimento de um processo tumoral é um processo complexo, que pode levar anos ou décadas, e depende de uma série de fatores, como dieta e nutrição, atividade física, meio ambiente e condições pessoais de saúde.

A existência de comorbidades cardiovasculares mostrou ser ainda mais danosa para a saúde. Um aumento da massa corporal da mesma ordem em pacientes com essas doenças elevou o número de neoplasias em 17%.

Estatisticamente, pacientes com IMC maior do que 25 têm maior risco de desenvolver pelo menos 13 tipos diferentes de tumores, entre os quais se destacam o colorretal, de fígado, rins, pâncreas, de ovário e, especialmente, o de mama depois da menopausa.

No Brasil o número de casos de câncer de mama é prevalente, sobretudo, em pacientes com menos de 50 anos, que ainda estão fora do rastreamento. Hoje esse tumor é o segundo mais incidente dentro da população feminina, atrás apenas do melanoma, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Câncer.

O combate ao sobrepeso e obesidade são aliados também do tratamento da doença. A Sociedade Brasileira de Oncologia recomenda a prescrição de exercícios físicos para pacientes com câncer, mas geralmente essa recomendação não é seguida.

Um estudo feito na Espanha mostra que a intervenção combinada, alimentação + prática de atividades físicas em pacientes com câncer de mama leva a melhorias significativas na capacidade cardiorrespiratória, força muscular, composição corporal, qualidade de vida, fadiga, ansiedade, depressão e sono.

Assim como não é preciso esperar o diagnóstico da doença para começar a se alimentar de maneira mais saudável e a praticar atividade física, também nunca é tarde demais para iniciá-las.

Os resultados de um estudo de 14 anos feito com mais de 400 mulheres canadenses revelam que uma maior frequência de atividade física, tanto prévia quanto posterior ao diagnóstico de câncer endometrial, foi favorável para estender a vida dessas pacientes em até 67% mais do que aquelas sedentárias.

Além de prevenir o sobrepeso e a obesidade, mudanças no estilo de vida também ajudam na prevenção direta do câncer, além de proporcionar outros benefícios para a saúde e o bem-estar de forma geral.

 

Adaptado: Sobrepeso sobe em 11% o risco para 13 tipos de câncer, mostra estudo

 

Bibliografia:

Body mass index and cancer risk among adults with and without cardiometabolic diseases: evidence from the EPIC and UK Biobank prospective cohort studies

Effects of Combined Interventions of Exercise and Diet or Exercise and Supplementation on Breast Cancer Patients: A Systematic Review

Prospective Cohort Study of Pre- and Postdiagnosis Physical Activity and Endometrial Cancer Survival

LEIA TAMBÉM
LEIA TAMBÉM
LEIA TAMBÉM
LEIA TAMBÉM
LEIA TAMBÉM
LEIA TAMBÉM
LEIA TAMBÉM
LEIA TAMBÉM
LEIA TAMBÉM
LEIA TAMBÉM

Quanto café é excesso de café?

O café está associado a muitos benefícios à saúde, mas a maioria dos riscos vem da cafeína.

Leia mais
coffee_beans_4

3 maneiras de medir sua aptidão física sem focar no peso

Testes de exercício, frequência cardíaca e capacidade física podem dizer mais sobre sua saúde do que a balança.

Leia mais
Physical-Ability-PAT-Lifting-Test

Como o exercício fortalece o cérebro

A atividade física melhora a saúde cognitiva e mental de várias maneiras. Veja por que isso acontece e como aproveitar esses benefícios.

Leia mais
why-your-brain-doesn-t-want-you-to-exercise

Smartphones podem afetar o sono, mas não por causa da luz azul

A luz azul da tela do seu smartphone não vai te manter acordado à noite,  mas ainda assim não deves ficar rolando notícias na cama.

Leia mais
technology-sleep