dependência
dependencia-quimica

Química

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde quase dois terços das pessoas com alguma doença mental conhecida nunca buscam ajuda de um profissional de saúde. O estigma, a discriminação e a negligência impedem que os cuidados e o tratamento atinjam essas pessoas.

A dependência química não é uma falha pessoal. Na verdade, se houver uma falha, ela é encontrada na forma como respondemos e encaramos as pessoas com transtornos mentais.
 

Quero agendar uma consulta
Como funciona
Sessões de 45 minutos
Frequência quinzenal
ou mensal
Atendimento presencial no consultório ou por telemedicina
Consultas com valor de R$ 550

Transtorno por uso de drogas

Caracteriza-se por:

(A) Um padrão problemático de uso de drogas, levando a comprometimento ou sofrimento clinicamente significativo, manifestado por pelo menos dois dos seguintes critérios, ocorrendo durante um período de 12 meses:

1. A droga é frequentemente consumida em maiores quantidades ou por um período mais longo do que o pretendido.

2. Existe um desejo persistente ou esforços malsucedidos no sentido de reduzir ou controlar o uso da droga.

3. Muito tempo é gasto em atividades necessárias para a obtenção da droga, na utilização da droga ou na recuperação de seus efeitos.

4. Fissura ou um forte desejo ou necessidade de usar droga.

5. Uso recorrente de droga, resultando no fracasso em desempenhar papéis importantes no trabalho, na escola ou em casa.

6. Uso continuado de droga, apesar de problemas sociais ou interpessoais persistentes ou recorrentes causados ou exacerbados por seus efeitos.

7. Importantes atividades sociais, profissionais ou recreacionais são abandonadas ou reduzidas em virtude do uso de droga.

8. Uso recorrente de droga em situações nas quais isso representa perigo para a integridade física.

9. O uso de droga é mantido apesar da consciência de ter um problema físico ou psicológico persistente ou recorrente que tende a ser causado ou exacerbado pela droga.

 10. Tolerância, definida por qualquer um dos seguintes aspectos: (a) Necessidade de quantidades progressivamente maiores de droga para alcançar a intoxicação ou efeito desejado. (b) Efeito acentuadamente menor com o uso continuado da mesma quantidade de droga.

11. Abstinência, manifestada por qualquer um dos seguintes aspectos: (a) Síndrome de abstinência característica da droga utilizada. (b) A droga (ou uma substância estreitamente relacionada) é consumida para aliviar ou evitar os sintomas de abstinência.

Especificar se:

Em remissão inicial: Após todos os critérios para transtorno por uso de drogas terem sido preenchidos anteriormente, nenhum dos critérios por uso da droga foi preenchido durante um período mínimo de três meses, porém inferior a 12 meses (com exceção de que o Critério A4, “Fissura ou um forte desejo ou necessidade de usar droga”, ainda pode ocorrer).

Em remissão sustentada: Após todos os critérios para transtorno por uso de drogas terem sido preenchidos anteriormente, nenhum dos critérios para transtorno por uso de drogas foi satisfeito em qualquer momento durante um período igual ou superior a 12 meses (com exceção de que o Critério A4, “Fissura ou um forte desejo ou necessidade de usar droga”, ainda pode ocorrer).

Especificar a gravidade atual:  

Leve: Presença de 2 ou 3 sintomas.
Moderada: Presença de 4 ou 5 sintomas.
Grave: Presença de 6 ou mais sintomas.  

Fonte: Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5)

patologias

Associadas